MUDAMOS!

Estamos de casa nova! Acesse www.oficinadevalores.com.br, para acompanhar nossas postagens!

Esse blog aqui será desativado em breve. Adicione a nova página aos seus favoritos!

#AvanteOficina


Quando começamos esse trabalho com o blog da oficina de valores, não imaginávamos o que aconteceria, se seriamos lidos, e se fossemos lidos, se seriamos bem recebidos pelo tipo de texto que nos propomos a escrever e publicar no blog. Mas, quanta alegria nesses meses em que o blog está funcionando. Quantos testemunhos legais tivemos acesso. Fica no ar, para todos nós da Oficina de Valores, quantos outros nós nem tomamos consciência. 
Hoje, o texto do blog é um desses testemunhos, uma leitora que ao ler a Carta aos Solteiros e a Carta aos Namorados, se sentiu impelida a nos escrever uma carta e a tecer considerações que eu achei muito oportunas sobre esses textos... A você cara leitora, fica o nosso mais sincero agradecimento por gastar seu precioso tempo nos lendo, e mais ainda, escrevendo tal preciosidade. Você nos leu e isso tocou você, agora somos nós que a lemos e, tenha certeza, seu testemunho também mexeu conosco, não só pelo conteúdo mas por todo o significado por trás de tal ato. Sem mais delongas, com vocês a resposta de uma leitora à "Carta aos Solteiros".

 Caro Amigo,
Curioso, porém gratificante, chamar de amigo alguém que conheço há tão pouco tempo. Mas é mesmo o tempo uma das condicionalidades para reconhecer um amigo ou existem outras preciosas informações que determinam as amizades? Penso que tem a ver com o olhar direto, o saber rir de si mesmo, o humor saudável, a disponibilidade para ver o mundo e o outro esperando o melhor de cada um deles, a vocação pra ter esperança, as afinidades, enfim, o “ser do bem”, essas abstrações que permeiam as relações.

Li seus artigos sobre “ser solteiro” e sobre “namorados” e achei ambos muito interessantes e me identifiquei com algumas das situações ali descritas, haja vista, minha condição de solteira e de (ex) “namorada”. Todavia, acredito que as “acontecências” desses meus cinquent’anos tenham me apresentado um tipo de solteiro que talvez você ainda não tenha reconhecido.

Esse espécime não é alguém que está solteiro, ele é solteiro. É alguém que mesmo namorando, noivando, estando casado, continua essencialmente sozinho. Eu já amei alguém assim, e sei bem do prazer e da dor que pode causar.

Esse exemplar pode até manifestar alterações de humor, porém, não partilha fracassos, dúvidas, medos, angústias, dissabores... Vive solitariamente suas dores. Anuncia as vitórias e conquistas, mas por alguma razão, rejeita ferozmente as fragilidades que o humanizam e, a entrega advinda do amor, põe em xeque a segurança que lhe serve de escudo. Alguns deles são sedutores, talvez por representarem desafios, e só muito tarde, percebe-se o abismo que trazem consigo, os descaminhos de seu coração .

É impossível traçar com ele projetos que a parceria estabelecida pelo amor exige. Os projetos dele são dele, ele não tem competência para viver o “nós”, porque sua única companhia sempre foi o “eu” . Viver um amor rouba dele a individualidade. Essa pessoa não aprendeu a amar, partilhar, a confiar, se dar, fazer concessões e, o mais triste, não sabe receber amor. Para ele ser amado não é uma dádiva, um presente, mas um fardo que impossibilita sua caminhada.

Enfim, existe o solteiro que não aprendeu a ser parceiro, que não descobriu a bênção de uma mão estendida, nem o prazer de oferecer e receber amparo. Que ignora a alegria da partilha. Esse é o verdadeiro solteiro, pois não sabe acolher e não aceita ser acolhido. É alguém, verdadeiramente, pobre, mesquinho que optou pela “sozinhez”.

Amigo, n
ada disso é amargura, são considerações sobre uma experiência vivida e comiseração por todos aqueles que recusam a redenção de se entregar as dores e delícias inerentes a amar e viver a dois.


Leitora do blog em resposta a Carta aos solteiros

2 comments:

Jonathan Almeida disse...

Muito legal a consideração.
Reparo que cada vez pessoas são criadas com medo do compromisso. Muitos temem por entregas que são para a vida toda e por não se educarem a lutar contra o egoísmo acabam vivendo uma vida só, ou como essa leitora identificou, uma vida incompleta.. bem legal as considerações, me fizeram pensar!

Anderson Dideco disse...

Concordei c o comentário do Jonathan.
Considero, ainda, q existem pessoas q não têm vocação para a vida a dois (o q não é o caso q a leitora comenta), e vão se entregar a um ofício, sacerdócio ou magistério com a totalidade do seu ser. Penso não só nos presbíteros e religiosos católicos, como se possa pensar, mas nos abnegados cientistas, escritores, atores, professores, etc., que optaram livremente por se dedicarem a causas humanitárias e pela sua arte ou trabalho de um modo intenso que "completa" suas vidas de tal maneira que não cabe ali o amor "romântico"; mas isso não faz deles pessoas egoístas - mt ao contrário. Oferecem pela humanidade seu precioso tempo e os seus dons.

Postar um comentário