MUDAMOS!

Estamos de casa nova! Acesse www.oficinadevalores.com.br, para acompanhar nossas postagens!

Esse blog aqui será desativado em breve. Adicione a nova página aos seus favoritos!

#AvanteOficina

Por: Alessandro Garcia
QUATRO LIVROS PARA CONHECER A FÉ CRISTÃ
Recentemente tivemos um encontro da Oficina de Valores para universitários. Nesse encontro uma das teclas mais batidas foi a de que a fé não contradiz a razão, mas à leva além. Ao mesmo tempo a razão purifica a fé. Lá também pensamos na importância de crescermos no conhecimento daquilo que cremos, afinal de contas é natural e necessário nos aprofundarmos no conhecimento daquilo ou daqueles que amamos.

Uma das principais solicitações que ouvi foi a seguinte: Você pode me indicar alguns livros? Pois bem, atendendo aos pedidos inauguramos uma nova seção no blog: OFICINA INDICA. Aqui indicaremos livros, filmes e outras “coisitas” mais. Comecemos então com

quatro livros que podem nos ajudar a conhecer melhor a fé católica.

1 – CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA

Neste livro está compilado de forma inteligente e profunda aquilo que os católicos creem. O que os católicos acham sobre determinado assunto, o que a Igreja pensa sobre diferentes temas e muito mais. Mesmo que todas as respostas não estejam aqui (e elas não caberiam nem em todos os livros do mundo) é um excelente local para começar a buscá-las. Um detalhe: o estudo do catecismo este ano confere indulgências. Quê? Não sabe o que é isso? Talvez esteja na hora de começar a leitura desse livro!

2 – A FÉ EXPLICADA

Autor: Léo Trese; Editora Quadrante.

Estava pensando que devo muito a esse livro. Lembro que o li quando tinha por volta de 16 ou 17 anos e ele me marcou profundamente. Nele a fé católica é explicada de forma simples e envolvente. Vários pontos polêmicos são tratados de um jeito verdadeiramente surpreendente; algumas das metáforas que ele usa tenho gravadas na memória até hoje. Ótimo parceiro para o catecismo (ah...acho que está na hora de reler esse livro!)

3 – MERO CRISTIANISMO

Autor: C.S Lewis; Editora Quadrante

C. S. Lewis é um de meus autores favoritos e essa é uma de suas grandes obras. Lembro que quando li este livro sorri por diversas vezes enquanto passava suas páginas. Em “Mero Cristianismo” Lewis mostra que é possível ser genial sem perder a simplicidade. O livro é interessante porque nele o autor não se dirige a alguém que acredita, mas a um ateu, criticando assim diversas ideias que por vezes fazem com que acreditar pareça irracional.

(obs: a editora Martins Fontes publicou esse livro com o título “Cristianismo Puro e Simples)

Obs2: Mesmo Lewis sendo anglicano e não católico, 98% desse livro diz respeito aquilo que cremos)

4 – JESUS, MESTRE DE NAZARÉ

Autor: Aleksander Mien; Editora: Cidade Nova

Todos acham que conhecem Jesus, mas a grande maioria sabe muito pouco sobre Ele. Claro que para conhecer a vida e obra do Mestre nada melhor que a leitura direta dos Evangelhos, no entanto, algumas outras obras podem nos ajudar muito a aprofundar o conhecimento que adquirimos na Bíblia. Esse livro é uma delas.

Jesus, Mestre de Nazaré é uma biografia de Jesus, baseada nos relatos bíblicos em pesquisas sobre o contexto da época. A obra não traz apenas a informação de uma forma bastante profunda, mas vai muito além. Esse livro nos toca... Acho que foi o único livro religioso que me fez chorar. Confesso que demorei demais para ler este lindo relato escrito pelo padre Aleksander, contudo você não deve cometer o mesmo erro que eu!

Bom, por hoje é só pessoal. Voltamos em breve com mais indicações.

0 comments:

Postar um comentário